As pequenas decisões têm o efeito dos juros compostos
07/04/2022 às 13:34
O entendimento do conceito de juros simples e compostos é fundamental para qualquer pessoa que mergulhe no universo financeiro; seja para gerir um negócio, seja para aplicar os rendimentos. O conceito de juros compostos funciona da seguinte forma: você possui 100 reais; se submetido a uma taxa de juros mensal de 1%, no primeiro mês você receberá 1 real de rendimento. No segundo, você não terá mais 100 reais, mas sim 101. Logo, o rendimento do mês seguinte será de 1,01 reais.
É por isso que dizem que os juros compostos têm o poder de enriquecer. Você aplica algumas centenas de reais no nascimento de seu filho, adicionados de pequenos aportes mensais e, quando ele completar dezoito anos, terá uma pequena fortuna. Em contrapartida, uma dívida cobrada a juros compostos pode levá-lo a falência. Esse é o jogo.
As pequenas decisões – e as grandes também – funcionam da mesmíssima forma. Você toma uma pequena e sábia decisão hoje; por exemplo, não comer um doce, ou trabalhar uma hora adicional. O efeito imediato é nulo, é zero. Nada acontece, nada muda; você se frustra. Porém, amanhã, novamente, você recusa um chocolate, você trabalha meia hora extra, lê algumas páginas de um livro novo. O efeito percebido, outra vez, é zero. Você acha que está dando murro em ponta de faca. Por algum motivo, você insanamente continua fazendo a mesma coisa todos os dias: recusa um doce, trabalha mais e lê mais. E eis que então passam-se 12 meses. Ai, você percebe que seu corpo está mais saudável, que fez mais progressos na sua empresa e que aprendeu habilidades novas.
As escolhas simples, mas acertadas, somam-se umas às outras, quando aplicadas e direcionadas para o mesmo objetivo. Dessa forma, seus efeitos multiplicam-se, silenciosos, na calada da noite, ocultos aos olhares mais atentos. E, de repente, grandes resultados aparecem, tão grandes que não podem mais ser ignorados. Imagine esse processo por cinco, dez, vinte anos.
Autor: Thiago Macangnin