A Batalha Contra os Imprevistos no Orçamento Familiar

A Batalha Contra os Imprevistos no Orçamento Familiar

às 14:32

“Meus gastos estavam todos sob controle, mas tive um imprevisto, adoeci e gastei mais do que previ”. Essa frase é comum e está presente em muitas conversas sobre reservas financeiras, investimentos e orçamento. Os imprevistos e emergências são os fatores que mais dificultam as famílias a cumprirem as metas do orçamento pessoal.

 

Na indústria, existem três tipos de manutenção:

a) Corretiva: ocorre a falha de um componente por quebra ou fim da vida útil. O mecânico faz a troca da peça;

b) Preventiva: o mecânico segue o check list do fabricante do equipamento, efetuando lubrificações e trocas de componentes conforme o prazo especificado;

c) Preditiva: forma mais avançada, onde os equipamentos são monitorados para que qualquer vibração ou alteração no funcionamento seja detectada com a máxima antecedência possível.

 

Cabe a nós refletir se em nosso orçamento pessoal estamos fazendo as manutenções preventivas e preditivas, ou se estamos apenas apagando os incêndios quando as emergências ocorrem.

 

Conforme sua etimologia, imprevistos são fatos que não podem ser previstos ou antecipados. Porém, existem algumas dicas através das quais podemos nos proteger de alguns eventos desagradáveis e evitar surpresas em nosso orçamento. 

 

Seguros: as companhias de seguro, em sua veia criativa e empreendedora, já inventaram apólices de seguro para basicamente qualquer coisa. É de suma importância que qualquer um que tenha no mínimo uma pessoa dependendo de seu trabalho, faça um seguro de vida. Os bens materiais, como imóveis e veículos, também devem ser assegurados. O orçamento familiar, ao ser elaborado, precisa contemplar esses valores, assim como plano de saúde para todos os membros da família.

 

Metas coerentes com o padrão de vida: o orçamento familiar é montado a partir do valor arrecadado com as fontes de renda da família, assim como a previsão de todas as despesas. Nesse momento é preciso ser rígido quanto à programação de gastos, porém, ao mesmo tempo, realista. Os valores estipulados para os gastos devem estar de acordo com as necessidades. Exemplo: se a família consome em média mil reais mensais com alimentação, não é coerente atribuir uma meta de 500 reais, com a ilusão de que dessa forma a viagem para o Nordeste poderá ser realizada em menor espaço de tempo. Caso for necessário cortar um valor expressivo do orçamento para que ele comporte todas as demandas, é preciso tomar ações para reduzir o padrão de vida da família. Exemplo: reduzir às idas a restaurantes e cozinhar em casa. Ou trocar o perfil dos restaurantes frequentados.

 

Fontes de renda: existem empregos mais seguros, como cargos públicos ou em empresas sólidas da iniciativa privada. Existem outros trabalhos mais arriscados, em termos de segurança financeira, como o empreendedorismo, por exemplo. Mas é importante entender que nenhum emprego oferece condição de estabilidade 100%. Sempre incorremos no risco de perder a receita. Por isso, sugere-se que a família tenha diversas fontes. Exemplo: trabalhar durante a semana em emprego na indústria e auxiliar a empresa de um amigo no final de semana. O orçamento da família deve estar construído para ter as necessidades mais básicas cobertas pela menor renda. No exemplo de um casal, o padrão de vida deve estar adaptado de forma que, caso um dos dois fique desempregado, a renda do outro supra as necessidades até que a renda seja reestabelecida.

 

Reserva de emergência: por fim, não podemos ter a ilusão de que nossa renda mensal cobrirá todo e qualquer imprevisto. Dessa forma, é fundamental fazer mensalmente uma reserva de emergência. Ou seja, destinar uma quantia para ser utilizada somente nos casos que são, de fato, emergências. Esse montante não pode ser utilizado para viagens, passeios ou investimentos. Cada objetivo de vida e cada sonho deve possuir sua própria reserva.

 

Autor: Morgana Jordani Aimi

 

 

Mais Artigos e Dicas de: Finanças Pessoais

Alugar x Comprar

Finanças Pessoais

Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos de clientes e amigos. Ela envolve duas das variáveis mais pesadas e importantes da vida das pessoas: o lar e o dinheiro. Nesse caso, misturadas e indissociáveis. Por um...

Ler Conteúdo »

Rentabille - Custos e Finanças

Morgana Jordani Aimi
CRC-RS 094925/O-9

(54) 99949-0653
morgana@rentabille.com.br
Serra Gaúcha/RS